segunda-feira, 16 de maio de 2011

SÉRIE VIDA DE FÉ – ESPERAR COM PACIÊNCIA


Salmos 40:1 “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Esperar? Paciência? Talvez estas duas palavras não sejam mais compreendidas hoje. Pensamos então: elas não cabem mais para os dias de hoje? No mundo vivemos o imediatismo proveniente da globalização, da rapidez das informações (senão o que dizer do Facebook, e-mail, msn, orkut, twiter), mataram Bin Laden no Paquistão do outro lado do mundo e em menos de 5 minutos o mundo inteiro já sabia da informação, por meio da rede mundial de computadores, fato este que só viria a ser divulgada pela televisão 30 minutos depois.
Decididamente esperar não mais nos parece uma realidade possível, temos que decidir tudo agora, o hoje grita nos nossos ouvidos que devemos ser rápidos, as respostas devem chegar agora, não há mais tempo de esperar. O próprio tempo parece que passa mais rápido, não dá mais para aguardar nem um segundo sequer; a paciência não é mais vista com bons olhos. Eficientes são aqueles que rapidamente podem fornecer respostas. Todavia não é isso que nos ensina a vida de fé descrita na Palavra de Deus e exposta nos Salmos escrito por Davi. Esperar e com paciência são capacidades que se assemelham aos frutos do Espírito descritos no Livro de Galátas 5:22-23, os quais poderíamos associar a paz, longanimidade, domínio próprio e alegria. Irmãos a verdade é que temos sido afligidos pelo sistema de crença do mundo a não esperar, deixando o Senhor agir por nós, somos impelidos a agir e, muitas vezes, o que tem sido apresentado como rápida solução na verdade tem nos atrasado na nossa caminhada.
Vejamos o que diz o versículo 2 a 4 do mesmo Salmos 40: “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.” É certo que o diabo sabe que Deus não tarda e não falha, tampouco escreve certo por tortas linhas, pelo contrário Ele é socorro certo para tempo oportuno (Hebreus 4:16).
 Deus não deseja nos afligir com a espera longa e interminável pelo contrário Ele deseja que a nossa espera Nele seja fundamentada em um princípio básico CONFIANÇA, esperando com paciência estaremos seguros de ansiedades, stress, más decisões, caminhos errados por causa de “atalhos rápidos”. Deus ainda é Deus e deseja nos ensinar na paciência e na espera, que produz confiança, que ao seu tempo proporcionará tratamento para o nosso caráter, mantendo-nos sempre firmes nas Suas promessas. Veja que Davi entendeu o resultado de esperar com paciência, tendo seus pés firmados na rocha que traduz segurança, tirado de charco de lodo, simbolizando livramento de tormentos ou stress, cântico novo como resultado de alegria por estar seguro e livre de preocupações, e o melhor de tudo isto é que todos poderão ver que é possível desenvolver uma vida mansa e tranquila no espírito, livre de ansiedades e preocupações pelo treinamento da espera com paciência as quais produzirão o fortalecimento da nossa fé (confiança no Deus Todo Poderoso).
Desejamos e vivamos a vida de espera com paciência no Senhor (saúde emocional), treinando frutos e recebendo presentes Dele, mostrando às pessoas que é possível viver tranquilo, porque como afirma Romanos 15:4 Ele (Deus) presenteia aqueles que o buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário