segunda-feira, 23 de maio de 2011

SÉRIE VIDA DE FÉ – CONFIANÇA E DESCONFIANÇA


 “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”. Salmo 125:1  

Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar, sem questionar, a decisão de outra pessoa. Confiar pode ser assemelhado ao ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiança, então, é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações e conhecimento temos sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.
O mundo moderno aplica, crê e divulga a desconfiança, as pessoas não confiam mas nas outras, as amizades verdadeiras são sobrepujadas por causa de coisas mutáveis, e sem tamanha importância, os relacionamentos amorosos, famílias, empregos, tudo parece ser descartável e não digno de confiança. Tudo começa meio que esperando o fim, esperando que a confiança que se estabelece seja logo quebrada, então alguém sempre dirá “eu não disse que você não deveria ter confiado!”, ou ainda “Eu sabia que não deveria ter confiado nele ou nela”.
A pernidade das coisas, relacionamentos, bens e valores que sempre paracem estar mudando nesta vida moderna, marcada pela multiplicidade de novas informações, aperfeiçoamento técnico e imediatismo de decisões e conquistas, nos fazem ser desconfiados com pessoas, empresas, bens, objetos, enfim ... Cada vez mais o sistema de crença no mundo de hoje parece nos dizer, nada é confiável, a família não tem mais base sólida de confiança entre os seus membros, facilmente os relacionamentos estão sendo abalados pela falta de confiar um no outro.
Todavia eu tenho boas notícias há alguém que você pode confiar, ele se chama Deus pai, Deus filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo, e estas pessoas estão interessadas na sua vida, o conhecimento, relacionamento desenvolvido com eles trará a você uma nova realidade de vida, proporcionando, inclusive, que vocÊ possa desenvolver relacionamentos com pessoas, coisas, bens, objetos, e ainda assim sentir-se plenamente seguro, não por causa destas coisas, mas porque quando aprendemos a confiar em Deus, aprendemos que a nossa vida está segura e que nada pode nos abalar, tocar, semelhantemente ao que diz os Salmos sremos como montes ou montanhas muito fortes que não se abalam com as intempéries da vida, sejam elas quais forem.
Todavia você pode dizer eu conheço a Deus e mesmo assim não me sinto seguro, etão volte ao início deste texto e veja como definimos confiança, ela não se limita a apenas conhecer, mas desnvolver intimidade, que vem por meio de um relacionamento, comunhão, que necessita de tempo juntos para que a confiança seja estabelecida. Confiar é descansar, se entregar ao outro sabendoq ue tudo está certo, que não seremos ou saíremos machucados. O resultado deste relacionamento com Deus nos fará mais fortes, emocionalmente mais equilibrados, por causa dos frutos que produziremos (alegria, domínio próprio, tranquilidade, etc), todos os sentimentos e atitudes que nos farão capazes de sermos pessoas seguras de si mesmas, não por nós próprios, mas por causa daquele em que temos confiado, e com isto certamente poderemos proporcionar segurança aos outros.
Vivamos então um vida de confiança, creia que em Deus você está seguro de errar, de investir errado, de relacionamentos frustrados, de maus caminhos, empregos enfim. Confiar em Deus é a chave para uma vida tranquila livre de qualquer stress.




Nenhum comentário:

Postar um comentário